image/svg+xml

Autor Tópico: Guia para apresentação de MOCs  (Lida 5080 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Guia para apresentação de MOCs
« em: 29 de Dezembro de 2009, 22:38:16 »
Muitas vezes um MOC só pode ser devidamente apreciado quando é correctamente apresentado. Seguem-se algumas dicas que poderão ajudar a melhorar a apresentação de um MOC e até mesmo dar um empurrão para destaques em outros locais.

1º Local
Deve apresentar-se a construção original (MOC) no quadro temático mais apropriado. Um castelo no "Históricas", uma nave espacial no "Space 0937" e por aí a fora.

2º O título
O título do tópico de apresentação deverá começar com "[MOC]", seguido do nome da construção. A utilização de maiúsculas/minúsculas deverá ser ponderada e deve-se ter atenção a eventuais erros. O título deve ser claro, no entanto não deverá deixar de ser original. Sugere-se a utilização do inglês para facilitar a divulgação em blogs internacionais de referência.

3º O sub-título ou texto introdutório
Muitas vezes um sub-título e/ou texto introdutório poderá dar um contexto à construção que as imagens isoladas não conseguem. É possível com eles fazer com que o leitor compreenda mais facilmente onde o construtor quer chegar e clarifica rapidamente o objectivo do MOC.

4º As imagens
As imagens deverão estar hospedadas fora do Fórum e integradas na mensagem através da utilização da tag . Entre a comunidade AFOL é comum recorrer-se ao Brickshelf (tutorial), MOCPages ou Flickr para hospedar as imagens. Recomenda-se a utilização de imagens inferiores a 1024 pixels de largura. Imagens maiores normalmente tornam-se lentas no carregamento.
Sugere-se uma utilização ponderada das imagens para que a apresentação não fique muito pesada. Para a maior parte das construções, uma apresentação com três imagens devidamente legendadas é suficiente. No entanto, deve-se sempre dar a oportunidade de o leitor seguir uma hiperligação para o local onde se encontram mais imagens da construção.
Para melhorar a qualidade fotográfica das construções, sugerimos a leitura cuidada destes dois tutoriais (1, 2).

5º O texto descritivo
Muitas vezes é necessário um bom texto descritivo para salientar alguns pormenores na construção que facilmente passariam despercebidos. Um texto original e que aponte as várias características do MOC desperta a atenção de muitos leitores e leva a uma análise mais cuidada das imagens.

6º Outras notas e exemplos
  • Antes de terminar a apresentação, reveja de novo e pré-visualize. Como dizem os irmãos Arvo, a apresentação do MOC também faz parte do processo de criação e portanto também merece atenção cuidada por parte do construtor.
  • A Comunidade 0937 disponibiliza uma ferramenta online para colocar o logotipo nas imagens e que pode ser encontrado aqui: http://comunidade0937.com/paginas/photo-stamper/
  • Aconselhamos também uma leitura das dicas sugeridas pelo The Brothers Brick para serem destacados e que podem ser encontradas aqui.
  • Para dar uma ideia do que é possível fazer na apresentação de MOCs, ficam aqui alguns exemplos:
    Blisk Space Fighter por Catarino
    Cylinder Truck por ussnegreli
    Thwaites Dumper por Tech801

edit: Eliminação da referência às thumbnails e adição da referência ao photo stamper, lbaixinho 19/2/2015.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 11:26:23 por LBaixinho »