image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje a nossa Galeria?

Menu principal

[Discussão] Comboios - Teste da força de motores para vários tipos de sistemas

Iniciado por Alex, 27 de Novembro de 2009, 16:25:11

Tópico anterior - Tópico seguinte

Alex

Neste Post da Lugnet, o Afol Reinhard "Ben" Beneke fala das suas experiências e testes efectuados com motores de comboio, englobando todos os sistemas de comboio desde 1966 até aos dias de hoje.

Com a ajuda de uma balança , conseguiu apurar a força exercida pelos motores, e obteve alguns resultados bastante curiosos.

O vídeo é bastante elucidativo e a parte final é hilariante  :D

http://news.lugnet.com/trains/?n=30971

http://www.youtube.com/watch?v=Z6BfTlY4rcQ
Citação de: NamathAntes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

LBaixinho

Bem... aquela 121..  :-)d

Mas deixem ver se eu percebi bem. O novo sistema PF tem melhor aproveitamento que o 9v?

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 27 de Novembro de 2009, 21:17:31
Mas deixem ver se eu percebi bem. O novo sistema PF tem melhor aproveitamento que o 9v?

Não exactamente. Dá para ver que com 2 motores 9V (e a corrente que por eles passa não "estica") o desempenho é bastante bom. É possível que em grande medida os resultados mais fracos tenham tido a ver com o fraco equilíbrio das massas, não sei.
No SFSC o resultado de certeza que é fraco por causa do peso (enorme) da própria cabine. Acho que é a locomotiva mais pesada, ignorando o Emerald Night.

É injusto comparar os carris denteados com os carris lisos... é óbvio que a tracção será mais eficaz! :P

A tracção no Emerald Night é assegurada pelas rodas de diâmetro maior, ou por rodas padrão? Isso tem influência no desempenho, e pode anular as comparações com as outras.

Pedro

lfaria

Citação de: El_gordo em 28 de Novembro de 2009, 00:53:21
A tracção no Emerald Night é assegurada pelas rodas de diâmetro maior, ou por rodas padrão? Isso tem influência no desempenho, e pode anular as comparações com as outras.

Pelas maiores...3 pares delas.
Um par pela engrenagem (vindo do motor) e os dois seguintes por alavanca a partir do primeiro.

LBaixinho

Atenção que o MOC com dois motores além de ter, isso mesmo, dois motores, ambos tem "pneus"!

Pela tabela comparativa, acho que à primeira vista um sistema PF tem mais potência que um sistema 9V (por sistema quero indicar uma locomotiva inteira). Ou seja.. entre um Metroliner, um Santa Fé e um Emerald, este último dá cartas.

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 28 de Novembro de 2009, 07:28:20
Pela tabela comparativa, acho que à primeira vista um sistema PF tem mais potência que um sistema 9V (por sistema quero indicar uma locomotiva inteira). Ou seja.. entre um Metroliner, um Santa Fé e um Emerald, este último dá cartas.

O Faria respondeu à minha pergunta e a comparação parece-me não fazer sentido. Não é feita em pé de igualdade.
Um comboio PF com rodas "normais", e apenas dois eixos motrizes, pode aí sim ser comparado com algum rigor.

Atenção que eu não nego que o motor tenha melhores características, apenas argumento que a comparação efectuada é válida para o Emerald Night e não para o sistema PF como um todo.

Pedro

nuno2500

As diferenças entre os modelos testados parecem-me demasiadas para obter uma conclusão em relação aos motores...mas isso também não é só o que interessa. O autor deve-se ter divertido a fazer os testes e nós a falarmos deles.

Penso que se o teste fosse apenas com as unidades motrizes com o mesmo peso em peças anexas seria mais realista.

El_gordo

Citação de: nuno2500 em 28 de Novembro de 2009, 11:38:28
Penso que se o teste fosse apenas com as unidades motrizes com o mesmo peso em peças anexas seria mais realista.

Oa nem mais. O problema é que algumas das unidades motrizes - destaco o EN, mas o próprio 7898 padece do mesmo - exigem alguma espécie de montagem. E os motores 9V sem peso em cima têm uma tracção ridícula (ver 10153).

Este teste vale pelas locomotivas em si, nem tanto pelos sistemas de tracção.

Pedro

LBaixinho

Citação de: El_gordo em 28 de Novembro de 2009, 12:21:45
(...)

Mas não será isso que interessa a um utilizador vulgar?

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 30 de Novembro de 2009, 08:47:06
Citação de: El_gordo em 28 de Novembro de 2009, 12:21:45
(...)

Mas não será isso que interessa a um utilizador vulgar?

Até pode; mas olha lá para o que está no assunto do tópico! :P

Pedro

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937