image/svg+xml

Autor Tópico: Proposta de Standard para Layouts  (Lida 56362 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #45 em: 14 de Novembro de 2007, 19:00:44 »
Tenho eu um layout para vos mostrar, talvez muitos de vocês já o conheçam:

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?i=2820228

Os módulos frontais não respeitam o standard (têm 7 baseplates de profundidade). Mas grosso modo é de algo assim que se fala.

Reparei em duas questões:
  • O standard em discussão pode levantar dificuldades em "curvas internas"; na imagem que mostraste, há peças que estão "suspensas" no ar.
  • Não é fácil fazer agulhas; é mesmo impossível fazer agulhas a partir da linha mais exterior (já nem falo na impossibilidade de haver um "crossover", isso contorna-se com espaço suficiente)


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #46 em: 14 de Novembro de 2007, 19:20:14 »
Compreendo o que queres dizer com a questão das agulhas mas do que tenho visto nos layots grandes também não me parece ser necessário.

A maioria tem vários loops com um comboio cada. Os grandes layouts de comboios têm prédios modulares muito espalhados ou alinhados em faixas, sendo o resto linhas e decoração. São compromissos que têm que se fazer ^:)^
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #47 em: 14 de Novembro de 2007, 19:25:55 »
Compreendo o que queres dizer com a questão das agulhas mas do que tenho visto nos layots grandes também não me parece ser necessário.

A maioria tem vários loops com um comboio cada. Os grandes layouts de comboios têm prédios modulares muito espalhados ou alinhados em faixas, sendo o resto linhas e decoração. São compromissos que têm que se fazer ^:)^

Eu também só vejo cabimento em agulhas (deveria ser mais correcto e falar de "ramais", as agulhas são só as peças mecânicas) para uma secção "industrial" da cidade. Todas as cidades grandes1 têm um parque de manobras, e isso ajuda a ter o material em cima da mesa sem ser preciso grande esforço de peças. Os parques de manobras são basicamente espaços abertos com carris e um ou outro pequeno edifício de apoio... enchem o olho e poupam a carteira :)


Pedro

1-  Porto - Contumil, Lisboa tem-nos fora da cidade na Azambuja e não só

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #48 em: 14 de Novembro de 2007, 19:35:22 »
(...)Todas as cidades grandes1 têm um parque de manobras, e isso ajuda a ter o material em cima da mesa sem ser preciso grande esforço de peças. Os parques de manobras são basicamente espaços abertos com carris e um ou outro pequeno edifício de apoio... enchem o olho e poupam a carteira :)

Ainda bem que me compreendes ;)

E assim cada um pode ter o que quiser a circular pelos seus módulos (desde que não haja interferência)
Pedro Agnelo

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50488
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #49 em: 14 de Novembro de 2007, 20:06:05 »
Tenho eu um layout para vos mostrar, talvez muitos de vocês já o conheçam:

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?i=2820228

Realmente, com ligeiras adaptações poderia ser bom.
Mas existem dois problemas, primeiro tornaria complicada a negociação entre vizinhos, e o standard existe mesmo para combater isso. Outra seria que é impossível utilizá-lo nos shoppings e outros sítios   de exposição visto que precisa de muito espaço.

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #50 em: 14 de Novembro de 2007, 20:12:55 »
Nem vale a pena entrar em confusões, este foi só um exemplo.

Se levarmos avante o actual standard podes adaptar os módulos a um esquema destes mas o contrário não se verifica
Pedro Agnelo

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9407
  • My avatar is back!
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #51 em: 14 de Novembro de 2007, 22:25:34 »
Assim de cor nem sei a altura média dos comboios. Por isso concordo com os 14 bricks de altura. O espaço livre lateral também pode ser pensado. talvez os 4?

Os 14 só não digo já que é o mínimo porque há um set alto que eu não tenho, a grua de 1995. Quem tiver e quiser confirmar... :)

Pedro

Qual grua ? O 4552 ?

Essa mesma! :)
Consegues verificar qual a altura acima dos carris dessa grua?

Pedro

12.
O TTX 10170 (os 2 contentores) é 11.

O mais largo que tenho é 8w : 10016

Porque é que propuseram 14?

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #52 em: 14 de Novembro de 2007, 23:17:16 »
Estamos a falar da altura dos vagões por causa dos túnies, pontes, etc.

A largura que estamos a discutir é a que é necessária manter livre por dentro e fora da curva para o vagão não bater
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #53 em: 15 de Novembro de 2007, 03:30:58 »
12.
O TTX 10170 (os 2 contentores) é 11.

O mais largo que tenho é 8w : 10016

Porque é que propuseram 14?

12, calha bem! :)
Os 14 não são um número a que eu tenha chegado de forma mágica... li em qualquer lado que era um padrão (acho que NELUG) para pontes e viadutos. Julgo que as rampas de LEGO têm outra medida, mas não deixam passar todos os vagões.

Bem lembrado o vagão 8w; com alguma sorte, o comprimento relativamente curto (24 studs?) compensa a largura, comparando com o efeito do 4549.


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #54 em: 15 de Novembro de 2007, 22:37:02 »
Eu acho que se ficassem definidas certas construções como "polos" à volta dos quais se desenvolveriam os outros ia ajudar.
O meu Quartier pode ser convertido a módulos, o problema nem é o tempo para construir, é a falta de peças ou não fosse esta a minha segunda temática.
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #55 em: 15 de Novembro de 2007, 23:03:15 »
Eu acho que se ficassem definidas certas construções como "polos" à volta dos quais se desenvolveriam os outros ia ajudar.
O meu Quartier pode ser convertido a módulos, o problema nem é o tempo para construir, é a falta de peças ou não fosse esta a minha segunda temática.

Como achas que farias um módulo, usando o Quartier? Qual o formato?
(se vires que tal faz só um esquema no Track Designer, por favor)


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #56 em: 15 de Novembro de 2007, 23:25:24 »
Não dá para fazer no TD porque não tenho (nem quero ter). Como cada módulo tem 16 ou 32 studs de largura posso dispo-los a formar blocos, separados por estradas. Esta é a versão mais básica.

Na realidade sempre pensei em ter uma configuração flexível para ir variando
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #57 em: 15 de Novembro de 2007, 23:29:43 »
Não dá para fazer no TD porque não tenho (nem quero ter). Como cada módulo tem 16 ou 32 studs de largura posso dispo-los a formar blocos, separados por estradas. Esta é a versão mais básica.

Na realidade sempre pensei em ter uma configuração flexível para ir variando

A configuração flexível vai contra a própria ideia de módulos...  ::)
Dentro dum módulo a coisa tem de ser fixa. Por isso é que eu pergunto: consegues preparar um módulo para o Quartier?


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #58 em: 15 de Novembro de 2007, 23:33:01 »
Não concordo contigo, acho que o dimensão do módulo é sempre a mesma, o que faço no interior da área de construção é comigo desde que não interfira com os vizinhos ;)
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #59 em: 15 de Novembro de 2007, 23:35:10 »
Não concordo contigo, acho que o dimensão do módulo é sempre a mesma, o que faço no interior da área de construção é comigo desde que não interfira com os vizinhos ;)
A única coisa que temos definida é a profundidade do módulo - a largura dele não. É evidente que o que metes lá dentro é da tua responsabilidade - o que eu queria era saber se tinhas alguma ideia:
  • Da dimensão global
  • Da configuração aproximada
  • De precisares de alguma ligação "não standard" ao módulo seguinte


Pedro