bionicle

Bionicle

Logotipo oficial Bionicle Bionicle é um tema LEGO que se concentra mais na sua jogabilidade e personagens do que na vertente de construção. A linha Bionicle é dirigida a um público com idades compreendidas entre 7 e 16 anos e foi lançada em Janeiro de 2001 na Europa e em Junho de 2001 nos EUA.

Origens

BIONICLE foi idealizado pela LEGO Group nos anos 90, com o intuito de criar algo novo com base numa história própria e envolvente, tomando como exemplo a tão bem sucedida linha de LEGO Star Wars, mas sem a necessidade de pagar direitos de autor (ou 'royalties'). BIONICLE seguiu as pegadas de duas outras linhas lançadas sob o tema Technic, os Slizers (Throwbots nos Estados Unidos) lançados entre 1999 e 2000 e os Roboriders lançados em 2000, BIONICLE baseou-se no mesmo conceito de figuras com orientação elementar e com coleccionáveis que se podiam trocar. Dos dois sub-temas, BIONICLE absorveu a competitividade e o sistema tipo Ball-Joint presente nos Slizers e a história de batalha contra um ser mais poderoso com intenções maléficas, marcado pela história dos Roboriders.

Conceito

“BIONICLE” é uma palavra-valise construída a partir das palavras inglesas “BIOlogical” e “chroNICLE” (biológico e crónica).

As figuras são móveis através de articulações e partilham alguns elementos com o tema Technic. As personagens são baseadas nos elementos clássicos sendo cada um deles associado a um de seis elementos identificados por uma cor ou prefixo (apesar de cada vez mais o autor da história introduzir excepções a esta regra):

Os personagens vermelhos são identificados com o fogo e usam o prefixo “Ta-” Os personagens azuis são identificados com a água e usam o prefixo “Ga-” Os personagens verdes são identificados com o ar e usam o prefixo “Le-” Os personagens castanhos e amarelos são identificados com a pedra e usam o prefixo “Po-” Os personagens pretos são identificados com a terra e usam o prefixo “Onu-” Os personagens brancos são identificados com o gelo e usam o prefixo “Ko-”

Apesar de os grandes grupos seguirem esta regra a maioria dos personagens com ambições maléficas têm diferentes afiliações aos elementos ou nenhuma mesmo. Os prefixos são principalmente utilizados para identificar espécies de Matoran e o seu habitat natural exemplo os aldeões do fogo são referidos como Ta-Matoran ou a região do gelo como Ko-Wahi (sedo Wahi sinonimo de aldeia na linguagem fictícia de BIONICLE), pese embora os Toa Nuva e várias espécies de inimigos terem os prefixos ou suas variantes inclusos no nome (como Gahlok, Lerahk ou Roporak).

Já antes a LEGO tinha criado conjuntos baseados nos filmes da saga Star Wars da Lucasfilm, no entanto este foi o primeiro projecto cuja história foi desenvolvida pela própria empresa, sendo oficialmente creditada a Bob Thompson e Martin Andersen da LEGO, ao escritor inglês Alastair Swinnerton e a Christian Faber da empresa de publicidade Dinamarquesa Advance. BIONICLE foi ainda o primeiro projecto com duração prevista para mais de 3 anos - de facto, um dos planos originais envolvia sete grandes histórias que abrangiam vários anos; Decidiram no entretanto não se limitarem a sete, caso o franchise dure mais. Foi também a primeira vez que a LEGO produziu o seu próprio filme: “BIONICLE: The Mask of Light”. Desde então já foram feitas duas prequelas: “BIONICLE 2: Legends of Metru Nui” e “BIONICLE 3: Web of Shadows” e uma sequela “BIONICLE: The Legend Reborn”.

A história é contada principalmente em banda-desenhada e na série de livros, que são escritos principalmente por Greg Farshtey, que é membro da comunidade de fãs BZPower e regularmente responde a questões colocadas pelos membros do fórum sobre BIONICLE. Através das suas respostas e outros posts dá frequentemente detalhes sobre o futuro desenvolvimento da história.

História

2001-2003: Crónicas BIONICLE

Os livros contam entre 4 volumes, mais uma adaptação do primeiro filme, as aventuras de seis heróis conhecidos como Toa, que deram à costa de uma ilha paradisíaca chamada Mata Nui, os Toa chegam dentro de 'latas' voadoras, e são deparados por novidades como controlo de poderes elementares e que estão numa ilha ocupada de Matoran e os seus guardiões Turaga, que estão a ser atacados por seres chamados de Rahi que são controlados por uma identidade malvada conhecida apenas como Makuta. Os Toa descobrem que para salvar os Matoran eles têm de coleccionar 6 máscaras cada um e que, quando o fizerem, ganharão mais poder para enfrentar as sombras de Makuta. Os Toa completam a tarefa mas com o tempo vão descobrindo que apenas unidos poderão vencer a misteriosa identidade. Eventualmente os Toa dirigem-se para o templo no centro da ilha e entram no lar subterrâneo de Makuta, são enfrentados por umas criaturas semelhantes a caranguejos e são obrigados a unir corpo e mente para se fundirem em dois poderosos seres chamados de Kaita (que quer dizer fusão na linguagem fictícia de BIONICLE). Unidos, os Toa acabam por derrotar os bizarros seres e avançam para lutar contra Makuta, mas pelo caminho encontram versões malvadas deles mesmos, que vencem enfrentado cada um, um clone diferente. Na câmara interior eles encontram uma figura semelhante a um Matoran, que lhes pergunta se eles devem lutar contra que estão a tentar proteger, os Toa hesitam, mas depois vêem que aquele Matoran é apenas Makuta disfarçado com o intuito de os confundir. Os Toa atacam o ser que se transforma num vórtice, e os Toa realizam que precisam de juntar os seus poderes de novo para o vencer.

2004-2005: Aventuras BIONICLE

Após a derrota de Makuta, a cidade perdida de Metru Nui foi encontrada. Os Turaga começaram a contar os contos aos Toa Nuva da queda da cidade, de um tempo em que eram os Toa Metru. Falavam de Morbuzakh, a planta-monstro que ameaçava invadir Metru Nui, do Grande Cataclismo quando Mata Nui caiu num sono profundo e do Grande Salvamento quando a cidade em ruínas foi invadida pelos Visorak e os Matoran foram evacuados para longe do perigo.

2006-2008: Lendas BIONICLE

Contadas as lendas de Metru Nui, cedo se descobre que o Grande Espírito Mata Nui não está apenas a dormir, mas a morrer. Só a Máscara da Vida é o pode salvar, mas numerosas forças negras querem a máscara para si próprios; um grupo de ladrões auto-intitulados “Piraka” tentaram reclamar a máscara para seu próprio benefício e agora caiu nas mãos dos senhores da guerra Barraki. Os Toa Nuva tentaram capturar a máscara mas reconheceram que esse era o destino de novos heróis, os Toa Inika, salvar Mata Nui antes que o possam acordar.

Comunidade AFOL

O tema Bionicle é sobejamente mal-amado entre a parte da comunidade AFOL, apesar de se reconhecer que é uma das razões, senão a razão, pela qual a LEGO é hoje viável. As razões apresentadas prendem-se à limitada reutilização de peças Bionicle noutros contextos.

Controvérsia Māori

Em 2001, a LEGO enfrentou uma acção legal interposta por activistas Māori da Nova Zelândia por ilegalmente reservarem os direitos de palavras Māori usadas para designar os productos da linha Bionicle. A LEGO concordou em deixar de usar os nomes comercialmente, o que incluiu a mudança ou remoção de alguns termos Bionicle. Desde então têm sido cautelosos por forma a assegurarem que todos os novos nomes Bionicle não sejam termos comuns em outras línguas. A única excepção a isto é um personagem chamado Umbra, Latim para parte de uma sombra; o seu uso foi considerado aceitável uma vez que Latim é considerada uma língua morta.

Jogo de Realidade Alternativa

Em 2006 a LEGO criou um jogo de realidade alternativa com a banda All-American Rejects como campanha publicitaria durante o verão de 2006. Começou com um site chamado Free the Band, no qual se dizia que os All-American Rejects (AAR) tinham desaparecido e que os principais suspeitos eram os Piraka e que os Toa Inika estavam a tentar resgatá-los. Desde então mais dois sites foram descobertos: Inika Unite!, um blog criado por dois jovens que estão a seguir os eventos do jogo e Rock Yachts, aparentemente a empresa falsa que os Piraka usaram no jogo para raptar os AAR.

Ligações Externas

Guia na LUGNET - Lista de conjuntos RoboRiders na LUGNET

Site oficial Bionicle

BZPower Site de fãs com notícias e fórums

  • bionicle.txt
  • Última modificação em: 2017/01/15 19:59
  • por 0.0.0.0