gear

Gear

Gear é um termo genericamente usado para designar conjuntos mecânicos que permitem a transmissão de movimento. No entanto, gear ou roda dentada é uma peça circular e coroada de dentes e que permite a transmissão de movimento giratório, tanto pelo interface com outras gears como através de um eixo (axle) onde esteja fixa. Têm grandes vantagens sobre correntes (chain link) e correias (belt) porque permitem maior controlo em funções que necessitem de precisão e também porque podem aumentar ou diminuir a força (torque) e velocidade.

A relação entre velocidade e força é inversamente proporcional, ou seja, quanto mais aumenta uma, mais diminui a outra. Por exemplo, para aumentar a força de um motor usa-se uma gear pequena no eixo do motor que interage com uma maior (com maior raio e assim com mais dentes)que por sua vez está no eixo de tranmissão final.

Gear

Existem vários tipos de gears cujas diferenças são principalmente o raio (e assim o número de dentes). As gears simples existem em 8, 16, 24 e 40 dentes é obrigam a um interface não angulado entre eixos.

Roda de coroa (crown gear)

A roda de coroa é uma gear cujos dentes são mais longos e curvos, ficando paralelos ao seu próprio eixo. Existem em 24 dentes e permitem a utilização de eixos perpendiculares.

Gear biselada (bevel gear)

Exemplo de utilização de double bevel gears

São gears cujos dentes têm forma biselada e podem ser simples ou duplas (ambos os cantos dos dentes são biselados). A vantagem deste formato é permitir que o interface se faça num ângulo de 90º entre eixos sem recorrer a uma crown gear. Existem versões de 12, 20 e 36 dentes. <br style=“clear:both;”>

Parafuso sem-fim (worm gear)

Exemplo de utilização de worm gear Os parafusos sem fim usam-se para aumentar muito a força de um motor de alta rotação ou para actuar como travão num sistema impedindo que este seja actuado no extremo oposto ao motor. A sua utilização obriga a que os eixos sejam perpendiculares e que não se intersectem. <br style=“clear:both;”>

Cremalheira (gear rack)

Exemplo de utilização de gear rack Uma cremalheira é usualmente definida como “uma roda dentada de raio infinito”. Para transformar a rotação de uma Gear em movimento linear, por exemplo na direcção de um automóvel, podemos utilizar uma gear rack; o movimento é transmitido numa direcção perpendicular ao eixo de rotação da gear <br style=“clear:both;”>

Tooth Clutch

Tooth Clutch é uma roda dentada que possui um mecanismo que termina a transmissão de movimento para forças superiores as permitidas pela roda dentada, indicada num dos lados.

Esta roda dentada é ideal na prevenção de sistemas que possam sofrer interrupções bruscas de movimento, diminuindo o risco de danificar alguma peça.

Um conjunto que utiliza esta roda dentada é o braço extensível da grua 8421, para o motor não exercer movimento no sistema, quando o braço extensível está na sua maior deslocação e não permite mais movimento.

A Tooth Clutch existe com 16 e 24 dentes.

  • gear.txt
  • Última modificação em: 2017/01/15 19:59
  • por 0.0.0.0