tema

Tema

Um tema é um conjunto de sets LEGO agrupados por características semelhantes. Por norma, os temas comunmente aceites são os que a própria LEGO discrimina nos seus catálogos ou website; no entanto, esta discriminação não foi consistente ao longo do tempo, e por isso há algumas considerações a ter em conta.

Antes dos Temas

Nos primeiros anos de vida do produto, os sets LEGO não eram classificados em temas declarados. A própria variedade e especialização das peças era ainda muito limitada, pelo que não fazia grande sentido criar artificialmente divisões que poderiam dar a entender aos consumidores uma incompatibilidade entre sets, numa época em que este conceito era ainda uma novidade.

Os Proto-temas

A gradual especialização dos sets deu origem a alguns temas “não declarados”, que já iam sendo agrupados nos catálogos. Podemos considerar que o primeiro “tema” nesta situação terá sido Comboio, surgido em 1966 com o set 113 como cabeça-de-cartaz. Em 1969 surgiu um set DUPLO, o 511, o primeiro com uma designação alternativa na própria caixa, mas mantida em simultâneo com “LEGO System”. Em 1970 aparecem os primeiros sets com engrenagens (antepassados do tema Technic) mas ainda sem diferenciação de marca; em 1971 surgem sets do que mais tarde viria a ser conhecido por “Homemaker”, ou Casa de Bonecas em tradução livre. O ano de 1975 é marcado pelo surgimento do stubbie, um antepassado do minifig, que começa a permitir uma abordagem mais especializada a vários ambientes: os chapéus de aba larga são um primeiro indício do que viria a ser um proto-tema Western de curta duração. Por fim, em 1977 dá-se a oficialização do tema DUPLO (cujo logotipo passa a figurar destacado nas caixas) e introduz-se o último dos proto-temas, o Expert Builder - que por vezes é classificado sem distinção como Technic, embora seja formalmente uma incorrecção.

Temas Clássicos

Apesar de DUPLO se ter autonomizado como tema já em 1977, é importante referir que este tema foi de certa forma marginalizado na classificação tradicional, uma vez que se tratou de uma evolução gradual e de certa forma independente da principal linha de produtos. Convencionou-se portanto que foi em 1978 que surgiram os primeiros temas, em simultâneo com a aparição do minifig. Este último levou bastante mais longe a especialização de acessórios que os stubbies tinham indiciado três anos antes, e desta forma tornou-os incongruentes em ambientes diversos daqueles a que se destinavam: uma espada não faria sentido numa nave espacial, por exemplo. Os três temas clássicos são então Castelo, Cidade e Espaço. Em português, o tema “Cidade” manteve esta designação, apesar de ter tido ao longo dos anos várias designações em inglês.

CONTINUAR

Temas Fictícios

Por vezes torna-se conveniente recorrer a temas fictícios para efeitos de classificação. Um exemplo comum são os sets promocionais, mas também é habitual reclassificar temas “a posteriori”, especialmente com a inclusão de subtemas.

Subtemas

Os subtemas são em rigor temas, com a peculiaridade de poderem ser agrupados dentro das características de um tema mais abrangente. Por vezes esta classificação tem um certo cariz oficial (algo muito prevalente na década de 90), mas também sucede que os subtemas sejam assim classificados por associação lógica (por exemplo, o subtema Polícia está historicamente incluído no tema Cidade)

  • tema.txt
  • Última modificação em: 2017/01/15 20:00
  • por 0.0.0.0